Mau Amor

"I realized these were all the snapshots which our children would look at someday with wonder, thinking their parents had lived smooth well-ordered lives and got up in the morning to walk proudly on the sidewalks of life, never dreaming the raggedy madness and riot of our actual lives, our actual night, the hell of it, the senseless nightmare road"

Jack Kerouac, On the Road - The Original Scroll



Monday, November 30, 2009

The big L




Tenho saudades do amor.

Tive sorte. Durante a maior parte da minha vida estive apaixonada por alguém. Não consigo dizer se estive mais apaixonada por um do que por outro. Acho que o amor é tão diferente conforme as pessoas envolvidas. De igual o amor tem a incrível capacidade de tornar tudo mais vivo. As cores são mais brilhantes, as palavras ganham o seu verdadeiro sentido. O amor desperta-nos de uma dormência em que não sabíamos que estávamos.
As coisas mais bonitas e corajosas da minha vida, fi-las por estar apaixonada. Agora, olhando para trás, parecem tão loucas! Mas naquela altura, quando eu vivia com o amor, fazê-las era como respirar: natural e imprescindível ao mesmo tempo. E as fotografias? A rapariga e o rapaz que estão nelas? São pessoas melhores do que somos agora. Tão bonitas e perfeitas... tanto quanto se pode ser bonito e perfeito.

Pensei que tirar umas férias do amor seria bom. Poderia finalmente concentrar-me nas coisas que supostamente são as mais importantes, mas descobri que quando o amor desaparece não há nada que o possa substituir. Por mais que se ame um ofício, uma arte, um amigo, um irmão, quando não estamos apaixonados fica sempre um vazio que nenhuma outra coisa pode preencher. Há dias em que parece que esse vazio nos vai engolir de tão grande que é e de tão pequenos e ridículos que nos sentimos seguindo pela rua acima a caminho de casa.
A Lua agora é apenas um satélite da Terra. Gira à nossa volta enquanto nós giramos em torno do Sol. Somos massa, em maior ou menor escala, girando num universo imenso e sem sentido. Chamem-me uma miúda tonta, mas... Eu tenho saudades do amor.

No comments: