Mau Amor

"I realized these were all the snapshots which our children would look at someday with wonder, thinking their parents had lived smooth well-ordered lives and got up in the morning to walk proudly on the sidewalks of life, never dreaming the raggedy madness and riot of our actual lives, our actual night, the hell of it, the senseless nightmare road"

Jack Kerouac, On the Road - The Original Scroll



Friday, July 31, 2009

The sky is falling

Lamento. Hoje não há poemas. Se estão à procura disso, é melhor ficarmos por aqui. Hoje o céu está a cair e, por mais que eu quisesse ver estrelas e possibilidades remotas, só consigo ver os estilhaços do Universo a aproximarem-se depressa. Parecem cortantes. Afiados.

Há dias assim. A maior parte das pessoas não gosta de falar deles. Mais, a maior parte das pessoas não gosta de ouvir falar deles. Preferimos todos dizer "Tudo", quando nos perguntam à pressa "Tudo bem?", ou "Estás boa?".

Eu não sou a maior parte das pessoas (mas gostava mesmo de ser). Eu odeio quando me perguntam se está tudo bem, porque sei que, do outro lado, se espera que eu diga "Tudo". E muitas vezes não está. E não há nada de mal nisso.

Não me digam para me alegrar. Não me digam que amanhã será melhor. Eu sei disso. Mas, hoje, o céu está a cair. E eu não vou fechar os olhos. Vou abri-los ao máximo e, com eles bem abertos, vou olhar para os pedaços que caiem e tentar absorver todos os pormenores das suas formas. Vou tentar perceber se se deslocam à mesma velocidade e não me vou desviar um centímetro sequer para os evitar. Vou sentir a dor e fazer por me lembrar dela.

As malas ainda estão abertas, esventradas, no chão, de frente para a cama. Antes, não pareciam ter grande importância. Mas, agora que o céu está a cair, têm. Em breve, quando tudo tiver caído por terra, será altura de mais uma vez dobrar perfeitamente a roupa antes de a pôr nas malas e depois a deixar acumular em cima de uma cadeira noutro sítio qualquer.

Neruda escreveu "Hoje poderia escrever os poemas mais tristes". Eu lamento, mas hoje não consigo escrever poemas. Hoje, o céu está a cair.

No comments: